top of page
planoacao-topo-foto.jpg

Novas Oportunidades na Cultura do Medronheiro – da produção ao consumo

Decorreu, no passado dia 17 de fevereiro, o workshop sobre Novas Oportunidades na Cultura do Medronheiro – da produção ao consumo. A primeira parte do evento decorreu na escola profissional Cândido Guerreiro no Alte.


O workshop reuniu alguns dos principais especialistas nacionais da fileira do medronho, contando com um total de 80 participantes, incluindo autoridades locais como a Câmara Municipal de Loulé, a Junta de freguesia de Alte e a Direção Regional da Agricultura e Pescas do Algarve, essenciais para a ligação ao território. O objetivo foi apresentar, refletir e explorar soluções inovadoras, para problemas ou oportunidades identificadas no terreno sobre a fileira.


Também foram apresentados temas referentes ao melhoramento da espécie pela professora Filomena Gomes (ESAC). A professora Justina Franco (ESAC) partilhou a sua experiência sobre práticas culturais do medronheiro (poda). A professora Ludovina Galego (UAlg) apresentou a sua experiência com a produção e monitorização da qualidade da aguardente de medronho. A professora Dulce Antunes (UAlg) e a professora Adriana Guerreiro (UAlg) partilharam os resultados de trabalhos para utilização do medronho para consumo fresco e elaboração de snacks desidratados e doces. Por fim, a engenheira Ana Arsénio (InLoco) partilhou os vários apoios à produção de medronho.


A mesa redonda debruçou-se sobre vários dos temas apresentados, procurando clarificar e esclarecer sobre soluções inovadoras na cultura do medronheiro, bem como identificar e tentar solucionar problemas postos pelos produtores, além de lhes dar a conhecer as oportunidades já identificados pelos especialistas.


De referir ainda que foi possível visitar a empresa SuberPinus, em S. Marcos da Serra, onde os colaboradores explicaram todo o processo de fazer aguardente de medronho e licores à base de aguardente de medronho, sendo que alguns deles já estão em comercialização e outros ainda estão em estudo.


Pode ver em seguida algumas fotos do evento:




Comentários


bottom of page