top of page
planoacao-topo-foto.jpg

Congresso Nacional de Recursos Silvestres: uma aposta ganha e com futuro



Foi no passado dia 18 de outubro que o Centro de Competências dos Recursos Silvestres (CCRES) organizou, em Bragança, o Congresso Nacional de Recursos Silvestres (CNRS).


A Escola Superior Agrária de Bragança acolheu este evento, permitindo um olhar atento e alargado sobre todos aqueles que desenvolvem o seu trabalho no âmbito dos recursos silvestres. Foram demonstrados inúmeros avanços nas fileiras com que o CCRES trabalha, nomeadamente dos Cogumelos, Figueira da índia, Medronho e outros recursos silvestres. Nesta ocasião, e por ser um recurso com predominância na região, foi abordado a temática do mel, numa parceria com o Centro de Competências da Apicultura e Biodiversidade.


O CNRS destacou-se pelas apresentações orais em cada painel, havendo sempre uma introdução ao tema feita por pessoas de renome na temática. Destaque também para a sessão de pósteres com todos os trabalhos submetidos para este evento, que vieram, deste modo, confirmar a importância dos recursos silvestres nos territórios.


Foram apresentados diversos trabalhos sobre aspetos agronómicos, avaliação de características bioquímicas visando a mais ampla utilização dos recursos silvestres, não apenas para utilização alimentar, medicamentos e nutracêuticos, mas também para novas utilizações, o que pode conferir um ganho exponencial para os territórios em causa e para quem habita neles.


O número de participantes; a qualidade e pertinência dos temas apresentados ao nível da comunicação oral e dos posters; bem como a interação entre os vários intervenientes e a disseminação de boas práticas, são indicadores mais do que suficientes para confirmar a continuidade deste evento: o Congresso Nacional dos Recursos Silvestres terá uma segunda edição.


Por fim, gostaríamos de destacar a seguinte frase proferida durante o congresso: “Conhecer as espécies para potenciar a sua utilização, tendo em conta os aspetos ambientais e a mais valia que poderão representar para as populações”.


O Congresso Nacional dos Recursos Silvestres foi um evento realizado no âmbito do Centro de Competências dos Recursos Silvestres, projeto promovido pela Associação de Defesa do Património de Mértola, e organizado pelo Instituto Politécnico de Bragança em conjunto com a Universidade de Évora (pósteres), contando com o financiamento do PDR2020 através do FEADER.

Yorumlar


bottom of page