Cogumelos
Silvestres e de Produção
Os cogumelos silvestres são um recurso natural de grande valor económico, gastronómico e cultural, pelo que devem ser encarados como um bem comum, de responsabilidade coletiva. Por serem elementos fundamentais dos ecossistemas em que se inserem, a sua recolha e consumo devem ser feitos de um modo consciente e que salvaguarde a sua permanência e sustentabilidade:
BOAS PRÁTICAS
DE RECOLHA
-
Evitar sempre a recolha de cogumelos de identificação duvidosa: a verdadeira causa de intoxicações e envenenamentos não são os cogumelos, mas sim os apanhadores não informados ou com excesso de confiança!
-
Não recolher todos os exemplares de uma determinada espécie ou local de colheita: os cogumelos são a estrutura reprodutiva do fungo, sendo necessário que alguns deles possam libertar os esporos para o ambiente, garantindo a sua reprodução e futuras colheitas.
-
Evitar recolher exemplares demasiado jovens, ou demasiado velhos: o seu valor gastronómico é residual e, caso sejam recolhidos, deixam de cumprir a sua função ecológica.
-
Não destruir exemplares de espécies venenosas ou sem interesse gastronómico: todos os fungos são elementos fundamentais do ecossistema!
-
Não fazer estragos na vegetação, na manta morta ou no solo: após a recolha de um exemplar do solo, a cova deverá ser tapada novamente com a terra circundante.
-
Utilizar ferramentas adequadas para a recolha sem danificar o ambiente: um formão, canivete ou pau afiado permitem a remoção do cogumelo sem afetar o substrato.
-
Transportar os cogumelos em cestas de verga ou caixas perfuradas, não em sacos de plástico. Deste modo, a propagação dos esporos é potenciada, permitindo ainda uma melhor conservação dos exemplares recolhidos.
-
Evitar recolher cogumelos nas proximidades de zonas industriais ou perímetros urbanos, junto a estradas com circulação automóvel ou em explorações agrícolas e pecuárias: os fungos acumulam compostos tóxicos e metais pesados que podem ter consequências para a saúde humana!
-
Quando consumir cogumelos silvestres deverá guardar um exemplar de cada espécie consumida para uma atuação mais eficaz pelos profissionais de saúde em caso de intoxicação.
Referências
-
Baptista-Ferreira, J. et al (2013) Guia do Colector de Cogumelos – para os cogumelos silvestres comestíveis com interesse comercial em Portugal. DGADR
-
DGADR, ICNF (2013) Manual de Boas Práticas de Colheita e Consumo de Cogumelos Silvestres. DGADR
-
Sanchéz Rodríguez, J.A. et al (2004) Los Hongos, Manual y Guía Didáctica de Micología. IRMA
-
ASAE, Consumo de Cogumelos Silvestres, in: https://www.asae.gov.pt/seguranca-alimentar/conselhos-praticos-para-os-consumidores/consumo-de-cogumelos-silvestres.aspx